terça-feira, 7 de agosto de 2012

A distinção de embriaguez e bebedice


Em 1Pe 4.3 temos duas palavras interessantes para mostrarmos que a Bíblia é tanto contra a embriaguez como a bebedice, em que esta última teríamos apenas o uso das bebidas alcólicas sem necessariamente a pessoa se embriar. As palavras gregas são OINOFLUGÍA e PÓTOS, a primeira deriva da junção de OINOS (vinho) e FLÚO (desbordar, derramar) e a segunda deriva do vocábulo grego PÓSIS que se refere a ação de beber. O problema é que muitas traduções têm escolhido para traduzir o sentido da palavra OINOFLUGÍA o termo mais desconhecido na língua portuguesa que é borrachiche ou borracheira, e isso acabou por ocultar que a Bíblia tanto condena a embriguez como a bebedice. Estando em um mesmo versículo a distinção é muito clara.
Ainda no mesmo verso encotramos a palavra KÔMOS que se refere ao excesso de comida, a nossa expressão “cômico” vem dessa palavra grega, e aponta as pessoas que  por comerem demais ficam gordas. 

5 comentários:

  1. as escrituras nao condena quem bebe vinho mais quem anda em bebedice e nao e so beber que seria pecado mais ser glutâo(viver em glutonaria;comer demais) fazer sexo demais.etc.............................................................................................................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tu precisa estudar mais a escritura. Pois ela afirma categóricamente que é pecado.

      Excluir
  2. Todo alcolatra comecou com um unico gole portanto naodeis lugar a carne.

    ResponderExcluir
  3. A palavra de Deus nos diz, q devermos fugir da aparência do mal.entao não toquemos naquilo q nós leva a cair e levar a destruição.

    ResponderExcluir
  4. Bebedice é pecado sim. Agora queremos fazer a vontade da carne e para o céu, aí não dá. Converter vos de todo o coração alma e corpo

    ResponderExcluir